A Editora Passarim nasceu de uma inquietação.  Essa inquietação é a mesma que move o artista na criação da sua obra, que move o intérprete em seu momento de performance, que move o professor na realização de sua aula. Nossa missão é capturar essa inquietação vibrante e perpetuá-la na forma de uma obra impressa, sem aprisioná-la. Ao contrário: queremos vê-la transformada em sons, gestos, imagens, aulas e ideias, na sua forma genuína e espetacular.

     As obras da editora Passarim têm em comum essa força vibrante e criativa, sempre em movimento e transformação. É por isso que nossas linhas editoriais não são compartimentos estanques: elas se comunicam, se entrelaçam, dançando em uma coreografia que não precisa ser rotulada, mas apenas sugerida. Nesta coreografia de sutilezas e surpresas, uma obra pode pertencer a mais de uma linha, ou até mesmo a todas. Assim como o artista, como a alma humana, uma obra é viva, está sempre em movimento. 

SongBooks

Os Songbooks da Editora Passarim suprem uma enorme lacuna de registro e divulgação do que há de melhor na música brasileira. Nomes consagrados que ajudaram a construir a sofisticada e valorizada música brasileira preservam, registram e divulgam suas obras com precisão em edições elegantes e acessíveis.

Téchne

Téchne é a palavra grega para “arte”, que deu origem à “técnica”. Técnica e arte se juntam novamente nas obras dessa coleção, dedicada aos que se aventuram no desenvolvimento de suas habilidades artísticas. As edições da coleção Téchne funcionam como um guia nessa aventura, fornecendo um mapa que orienta tanto alunos quanto professores, revelando segredos, desvendando mistérios, apresentando caminhos e possibilidades. 

Educamus

Essa linha editorial é composta por obras dedicadas a professores e alunos que compartilham a descoberta da arte como uma atividade lúdica e prazerosa, mas de maneira estruturada e levada a sério. Todas as grandes contribuições dos grandes pedagogos brasileiros se esparramam generosamente nessas edições, como as peças de um brinquedo no quarto de brincar.

Universia

O retorno da obrigatoriedade do ensino musical nas escolas gerou uma crescente demanda por professores qualificados. Por sua vez, essa demanda vem produzindo uma forte expansão na oferta de cursos de música em nível superior, alimentada também por uma procura maior pela arte e cultura. A linha Universia foi especialmente projetada para suprir a carência de obras de nível universitário atuais, didáticas, completas e em língua portuguesa.

Ultramar

Obras clássicas e lançamentos atuais inacessíveis aos falantes da língua portuguesa encontram sua versão lusófona na coleção ultramar. Traduzidas por artistas para artistas, essa coleção traz para perto o pensar de outros mares, colocando os países de língua portuguesa em pé de igualdade com europeus, americanos e hispânicos no acesso à informação de qualidade.